Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Seminário "Ética Profissional".

No dia 21 de novembro de 2017, alguns integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, realizaram uma apresentação sobre o tema Ética Profissonal. A apresentação foi realizada no prédio das Ciências Biológicas onde estavam presentes bolsistas, voluntários e coordenadores do programa. O seminário foi apresentado pelos bolsistas: Andressa, Bianca, Bruno, Isadora, Larissa Batista, Larissa Ferreira, Mariana e Micheli.
Na escola, é possível encontrar vários problemas devido a ações não-éticas de alunos, professores e até servidores. Alguns exemplos como o “simples” ato de alunos colarem em avaliações, professores difamarem colegas de trabalho, entre outros. Problemas como esses, e outros, devem ser evitados, para que o processo educacional funcione bem, melhore o ambiente de trabalho, de aprendizado e o próprio convívio.
Devido ao PIBID ser um grupo de graduandos que podem se tornar futuros professores, é de suma importância discussão sobre esse assunto, já que estarão diante de situações que requerem ética ou que falte ética.
Dentro da ética há um grande dilema: o que realmente é certo ou errado? Considerando a grande tensão atualmente vivida por nossa sociedade, é cada vez mais difícil determinar o certo e o errado, e é justamente esse o papel da ética. Junto à ética, também está a moral, conjunto de usos e costumes, que varia com o tempo, cultura, sociedade, e está interligado á ética.
A ética e a educação estão sempre trabalhando juntos. A educação é uma interação de ações, dentre elas, informações, comunicações, troca de conhecimento, diálogo. Então, a ética está presente em todo meio de educação.
A escola é co-responsável na formação de indivíduos, ou seja, reforça os valores necessários para a boa formação moral e ética e abre espaço para que desenvolvam suas virtudes.
A educação é a base para fazer do indivíduo um homem, auxiliando a formação do cidadão em toda dimensão política, sendo interessante dentro de um trabalho multidisciplinar abordar alguns valores como, o respeito mútuo, dignidade, justiça, diálogo, solidariedade, igualdade, convívio democrático. É preciso conhecer os princípios da moral e da ética para que como cidadão, saiba aplicar por todo ambiente.
Discutir sobre o tema Ética, foi de grande contribuição para o grupo e abriu espaço para conversa, troca de experiências e reflexão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário