Equipe - PIBID Biologia

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terça-feira, 28 de novembro de 2017

Importância da Cobertura Vegetal: uma amostra prática


“Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida”

Tema: Novo Código Florestal
Supervisora: Leda Maria Silva.
Grupo: Ana Paula Figueiredo; Camila M. Souza; Lucia Porfírio; Simone Morais.

No dia 27 de Setembro de 2017 (quarta-feira) o PIBID realizou uma aula sobre o Novo Código Florestal para alunos dos 2°s anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.
O foco da aula foi destacar aspectos importantes do Novo Código Florestal, assim como sua aplicação na sociedade. Foi realizado, primeiramente, uma aula expositiva dialogada e em seguida um experimento simples para demonstrar a importância da cobertura vegetal no solo. O experimento foi confeccionado pelos próprios pibidianos, onde foi utilizado 6 garrafas  pet, barbante, solo, plantas (suculentas) e folhas secas. Com a pática objetivou-se, demonstrar o quão impactante pode ser a erosão hídrica para o solo e como mata ciliar e a cobertura vegetal podem auxiliar na preservação do mesmo.
A prática foi apresentada aos alunos após um grupo de cada sala ter apresentado um trabalho sobre a “Novo Código Florestal Brasileiro”.Os trabalhos que foram apresentados pelos educandos estavam muito bem organizados e pautados em informações de grande relevância citando conceitos como “Área de Preservação Permanente” e Reserva Legal”.
A sala demonstrou grande interesse no assunto, fazendo questionamentos após a apresentação e no momento da prática os mesmos ficaram impressionados em visualizarem os impactos causados por uma erosão. Foi exposto para eles 3 situações distintas: uma garrafa que continha folhas secas, outra que possuía plantas e por fim, uma que era somente solo. Colocou-se a mesma quantidade de água em cada e recipiente e posteriormente analisou-se  a cor da água coletada e a quantidade de solo perdida em cada caso, já que a cor da água é influenciada pelas partículas de solo, onde a mesma estivesse mais escura demonstraria uma maior erosão. No caso a maior erosão seria no recipiente que não possui nenhum tipo de cobertura vegetal.

Com a aplicação dessa vivência prática, observou-se que os educandos assimilam melhor os conteúdos quando se tem algo concreto e dinâmico para exemplificá-los.




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