Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sábado, 1 de julho de 2017

Cadeia alimentar e teia alimentar

"Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida"


       Supervisora: Leda Maria Silva
       Grupo: Bruno Dalbelo, Bruno Henrique, Rafaela, Renata Armelim, Tiago,  Valdeir

  No dia 24 e 31 de maio e 7 de junho de 2017 (quarta-feira), realizou-se na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, em Muzambinho aulas de 50 minutos para três turmas do sexto ano (fundamental II) que são atendidos pelo grupo neste semestre sobre o tema Zoologia dos vertebrados e invertebrados.
   Nesta aula, abordamos sobre cadeia alimentar, teia alimentar e pirâmide alimentar, para mostrar-lhes a grande importância sobre a preservação das espécies e a grande e importante relação entre eles.
  No dia 24, abordamos de forma teórica em forma de slides sobre o que é uma cadeia alimentar, teia alimentar e pirâmide alimentar. Quais são os componentes dessa relação alimentar e explicamos cada nível trófico, em relação a pirâmide foi dito a importância dos alimentos e explicação de cada nível da pirâmide. Ao fim de toda explicação teórica, passamos um questionário para avaliar o aprendizado deles em relação a aula.




  Na próxima aula, dia 31 de maio, continuamos nossa aula sobre os mesmos temas, porém, de uma maneira mais pratica, essas atividade não deu tempo de terminar tudo neste dia, onde utilizamos de mais um dia 7 de junho para concluir.
  Resolvemos separar eles em três grupos e nos dividimos, de modo que cada dois, orientava cada grupo.
  Entregamos à eles folhas sulfite e nelas eles teriam que montar uma cadeia alimentar com pelo menos cinco consumidores, resolvemos pedir cinco pra estimular eles a pensarem, raciocinarem, mostrar que entenderam mesmo, deu um pouco de trabalho pra eles, mas deu certo.














Ao terminarem a cadeia, em seguida foram lhes passado para esquematizarem uma teia alimentar de pelo menos vinte integrantes na teia alimentar, foi algo que exigiu muito raciocínio deles para saber qual indivíduo incluir na teia e fazerem as ligações. 
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Feito a cadeia e a teia alimentar, entregamos a eles várias imagens de alimentos, onde eles teriam que colocar os alimentos de forma correta e formar uma pirâmide alimentar, de todas atividades, essa foi a que deu um pouco mais de trabalho, porém, nós iriamos auxiliando eles, ajudando a raciocinarem e com isso conseguiram fazer as atividades.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário