Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sexta-feira, 9 de junho de 2017

ZOOLOGIA
BIOMAS - DESTAQUE NA FAUNA BRASILEIRA.

Grupo: Amanda Honório, Fabrício Morais, Isadora Frigo, Laís Barbosa, Larissa Batista, Luís A. Figueiredo, Micheli Cindel, Mirella Silva, Nádia Bento
Supervisora: Karina N. dos Santos
Escola: E.E. Prof.Salatiel de Almeida

Dando continuidade ao tema zoologia, foi decidido entre os bolsistas e a supervisora abordar sobre Biomas, destacando a fauna brasileira, dando ênfase nas espécies predominantes de cada região e a importância da preservação ambiental.

02/05/17 - Terça-feira

Primeiramente, dialogando com os alunos, foi feito um levantamento sobre conhecimento prévio destes sobre o assunto a ser abordado. Através de uma aula expositiva e dialogada foram esclarecidos conceitos importantes como Bioma, Ecossistema, Espécies Bandeira, Espécie Endêmica, Corredor Ecológico, e uma aula expositiva e dialogada, foram abordados os biomas Amazônia e Pampas. Foram mostrados alguns de seus animais endêmicos, espécies-bandeiras, animais com risco de extinção e suas relações com o ambiente. Apontamos também, a influência de fatores como desmatamento, caça ilegal, como responsáveis pela perda de algumas espécies e o impacto causado em todo ecossistema. Os alunos participaram e ao final entregaram relatório sobre conteúdo visto em aula.



17/05/17 - Quarta-feira

Nesta aula expositiva e dialogada, foram abordados os biomas Mata Atlântica e Pantanal. Foi destacada a riqueza da Amazônia em recursos fluviais e influência direta deste bioma nas chuvas da nossa região. Novamente, foco nos animais presentes nesses biomas, alguns também endêmicos, espécies bandeiras e em risco de extinção. A questão da destruição dos habitats naturais de algumas espécies foi levantada como questão ambiental de grande influência. Ao final da aula, foi entregue um relatório.

22/05/17 - Segunda-feira                                                                                   

Foram abordados os biomas Cerrado e Caatinga através de uma aula expositiva dialogada. Foi esclarecido aos alunos que o bioma Caatinga é o único exclusivamente brasileiro. Apresentamos algumas espécies que ocorrem nestas áreas de grande diversidade. Foi discutido o impacto ambiental e ameaça à biodiversidade devido ao desmatamento e ao agronegócio na região. Foi entregue um relatório no final da aula.


30/05/17 Terça-feira

Para relembrar e fixar todos os biomas vistos, foi realizada uma prática de na qual as turmas foram divididas em dois grupos, cada grupo com um representante. Foram feitos caça-palavras em papel pardo e colados na lousa, em seguida, através das perguntas feitas, os grupos deveriam encontrar as repostas no caça-palavras colado à lousa. O representante era responsável por encontrar e assinalar a resposta, recorrendo à ajuda do grupo todo. O primeiro grupo a encontrar a resposta no caça-palavras, marcava ponto.

Por meio desta atividade dinâmica, foi possível fixar o conteúdo com os alunos e ao mesmo tempo avaliar a aprendizagem destes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário