Equipe - PIBID Biologia

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terça-feira, 20 de junho de 2017

Seminário de Inclusão

Grupo: Amanda Tristão, Ana Clara Faria, Ana Paula Figueiredo, Camila Souza, Daniel Phelipe, Flávia Galera, Larissa Ferreira, Maria Eduarda Cândido e Mônica de Luna. 



No dia 12 de abril foi realizada uma apresentação do grupo PIBID – Biologia, sobre o tema Inclusão de pessoas com deficiências.

O tema foi apresentado pelos pibidianos Ana Clara Faria, Ana Paula Figueiredo, Amanda Tristão, Camila Souza, Daniel Phelipe, Flávia Galera, Larissa Ferreira, Maria Eduarda Candido e Mônica de Luna, com o auxílio da supervisora Izabel de Assis.

Inicialmente foi proposta uma atividade prática na qual os participantes foram divididos em duplas, compostas por uma pessoa vendada e uma pessoa que deveria auxiliar o colega nas atividades cotidianas como andar pelo campus, beber água, entre outras.

Segundo os organizadores da apresentação, essa prática teve como objetivo desenvolver o sentimento de empatia nos pibidianos, mostrar as dificuldades enfrentadas por cegos e verificar se o instituto está adaptado para incluí-los na comunidade escolar.





Outro tema abordado foi a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas universidades e mercado de trabalho por meio de atendimento diferenciado, provas disponibilizadas em Braille, prova ampliada, prova superampliada, tradutor-intérprete de LIBRAS, leitura lábia, auxílio leitor, auxílio para transcrição, guia-intérprete, mobiliário acessível no local de aplicação das provas e sala de fácil acesso.

Por fim, foram apresentados laudos de alunos com deficiências de estudantes das escolas estaduais onde o PIBID atua e discutido a melhor forma do PIBID trabalhar com esses alunos, preocupando-se com a inclusão total deles nas atividades propostas pelo projeto.

Para os organizadores do evento, “no geral, o processo de inclusão vai além dos recursos materiais, mas também da conscientização da humanidade de ajudar a reinseri-los em atividades comuns, com empatia e solidariedade tudo pode se transformar aos poucos”.

Apesar de haverem leis de amparo à pessoa com deficiência, a educação inclusiva é um desafio na prática. Dessa forma, o grupo também discutiu como as escolas devem se comportar perante os alunos com necessidades especiais.


Ainda segundo os pibidianos, “para que a educação inclusiva aconteça é necessário que se tenha vontade política dos dirigentes, recursos econômicos e competência dos sistemas educacionais. Desse modo, a organização dos sistemas para atendimento às necessidades educacionais especiais deve oferecer: acessibilidade à matrícula, projeto político - pedagógico, adaptações físicas na escola; recursos pedagógicos adaptados e transporte escolar. Além disso, alunos portadores de deficiências têm o direito de ter uma educação inclusiva com professores de apoio em sala de aula e sala de recursos para a inserção desse aluno no ambiente escolar e para o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e melhor inserção deles na sociedade”.



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