Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 23 de maio de 2017

Introdução a Zoologia e cadeia/teia alimentar

PIBID 2017 - 1° semestre

Aula 1 - 07/03/2017 (terça-feira)

Grupo:  Amanda Honório, Laís Barbosa, Larissa Batista, Nádia Bento, Micheli Cíndel Escudero, Fabricio Morais, Isadora Cruvinel Frigo, Mirella Silva, Luís Augusto Figueiredo.
Prof. (a) supervisora:  Karina N. dos Santos
Série:  2° série do ensino médio e 3° série do ensino médio (EJA)           Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida



Aula 01 - Introdução a Zoologia e cadeia/teia alimentar
Data -  07/03/2017

Entre os bolsistas e a supervisora foram realizadas reuniões para o planejamento das aulas, abordando como assunto principal a “Zoologia e a relação de intervenção do homem no meio ambiente”.
Para quebrar o modelo tradicional de aula, foram realizadas dinâmicas e perguntas instigantes para o raciocínio dos estudantes contemplados pelo PIBID.
Inicialmente esta primeira aula foi expositiva e dialogada. Nós bolsistas nos apresentamos aos alunos e estes se apresentaram, foi apresentado o que é o PIBID e a sua missão; introduzimos conceitos básicos da zoologia, cadeia alimentar e teia alimentar para que posteriormente fosse realizada a dinâmica para assimilação do conteúdo ministrado.
A dinâmica se consiste em mostrar a importância de cada nível trófico da teia alimentar, evidenciando, também, a principal diferença entre a cadeia e a teia alimentar. Com apenas um carretel de barbante e com a participação dos alunos foi possível cumprir o objetivo dessa prática. Realizado um grande círculo, cada estudante recebeu um nível trófico (produtor, consumidor primário, secundário em diante) da teia alimentar, após cada um ter seu papel estabelecido, o representante de um nível passava para seu correspondente o barbante, criando um vínculo entre todos. A partir de perguntas foi investigada a compreensão do assunto pelos alunos que foi positiva.

Aula 02 - Pragas Urbanas: causa de proliferação e medidas para combatê-la; respectivas doenças e profilaxia destas.
Data -  16/03/2017

A aula foi iniciada com uma conversa com perguntas para investigar o conhecimento prévio de nossos alunos a este assunto abordado.
A partir de uma aula expositiva dialogada foi apresentado alguns exemplos de pragas urbanas, a causa de sua proliferação em relação a intervenção do homem no meio ambiente; como combater estas e suas respectivas doenças transmissíveis, sintomas e profilaxia.
Foram tiradas dúvidas sobre o assunto e constatamos o interesse, curiosidade sobre o assunto de importância a ser tratado em sala de aula, visto que é um problema comumente em nossas vidas.



Aula 03 - Revisão de conteúdo ministrado nas aulas anteriores com o jogo batalha naval numa versão adaptada.
Data -  28/03/2017

O jogo batalha naval é mundialmente conhecido por basicamente escolher uma letra e um número, tentando acertar embarcações para marcar pontos. Nesta versão adaptada além de embarcações para marcar pontos para a equipe, foi acrescentada perguntas, além de micos para criar uma interação divertida entre a sala. A partir das perguntas (total de 25) foram revisados os conceitos básicos de zoologia, cadeia/teia alimentar e pragas urbanas.

Foi notável a assimilação dos assuntos abordados em sala de aula e a grande participação da sala; a partir de um jogo simples é possível tornar uma forma mais prazerosa de revisar um assunto para uma atividade avaliativa.

Foto de Laís Barbosa
FOTO 1: Jogo Batalha Naval (adaptado).

fotos: Karina N. dos Santos/ Amanda Honório
texto: Laís Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário