Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Aulas sobre Alimentos


2° anos E. E. Professor Salatiel de Almeida
Supervisora: Leda Silva
Bolsistas: Amanda Santini, Ana Paula Figueiredo, Elisa Rocha, Tiago Santos, Liliane Lima, Luís Augusto Figueiredo e Mirella Silva.

   Sabendo-se que os alimentos são fontes de nutrientes para que os organismos possam realizar suas funções vitais e preocupados com a grande quantidade de alimentos que são desperdiçados diariamente, o PIBID - Biologia trabalhou com essa temática durante os meses de novembro e dezembro de 2016, visando uma maior conscientização dos alunos acerca do aproveitamento integral de alimentos. 
     Na primeira aula, que aconteceu no dia 1 de novembro, foram abordados temas básicos sobre alimentos com os alunos. Foram explicados conceitos de cadeia alimentar, além da importância dos nutrientes encontrados nos alimentos para a manutenção da vida.
    Além disso, pensando na questão do desperdício, foi trabalhado com os alunos os métodos de conservação de alimentos e formas de se armazenar corretamente os mesmo aumentando a sua durabilidade.  

Explicação sobre como conservar os alimentos.

     Ainda, foi trabalhado com os alunos a questão do aproveitamento integral dos alimentos, lembrando o teor nutritivo de tudo o que não aproveitamos normalmente em nossa alimentação (como talos, cascas e etc.)
     Os bolsistas fizeram um bolo de casca de banana e levaram para os alunos degustarem como um exemplo de receita fácil, prática e saborosa com a utilização de partes do fruto que são geralmente descartadas pela população.

Bolo de casca de banana confeccionado pelos bolsistas.

    No dia 11 de novembro, foi trabalhado com os alunos a questão da construção de hortas, o excesso de produção de lixo e compostagem.
       Nessa aula os alunos aprenderam na teoria como se construir uma horta de qualidade utilizando adubo proveniente da compostagem de restos de alimentos. 
       Foi trabalhado também a construção de composteiras, e muitos alunos das turmas disseram utilizar compostagem em suas casas, enquanto outros desconheciam completamente a técnica. 
      Por fim, explicou-se aos alunos o que são alimentos transgênicos e o que são alimentos orgânicos. Muitos alunos não sabiam o que significavam esses termos e mostraram-se extremamente interessados nas informações que lhes foram passadas.
     Ao fim da aula, foi proposto aos alunos dividirem-se em grupos para a confecção de receitas utilizando o aproveitamento integral dos alimentos. Essas receitas foram expostas em uma feira de alimentos na própria escola.

Aula sobre alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário