Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Alimentos




3º anos "E.E. Professor Salatiel de Almeida"Supervisora: LedaBolsistas: Nádia Bento, Laís Barbosa, Amanda Honório, Daniel Phelipe, Adriana Morais e Camila Souza





  Os alimentos são a fonte de energia para que possamos realizar nossas funções vitais. Diante da importância dos alimentos foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre o tema.
     No dia 27 de outubro foi ministrada uma aula teórica expositiva dialogada sobre o tema alimentos, tendo como subtemas: Agricultura convencional, agricultura orgânica, agrotóxicos e seus impactos no ambiente, higienização de alimentos, diferentes tipo de alimentação pelo mundo, e desperdício.

        Nessa aula também foram dadas as instruções para a atividade prática da próxima aula, que seria um júri-simulado sobre o tema transgênicos, que são organismos geneticamente modificados, e a turma foi dividida em dois grupos sendo um a favor e um contra os transgênicos, e entregue um pequeno resumo sobre o que seria transgênicos para melhor orientá-los na busca de mais informações sobre o conteúdo, foram orientados que pesquisassem em sites confiáveis para melhor desenvolvimento da atividade. Foi entregue para os alunos também uma pesquisa sobre desperdício, da qual deveriam fazer anotações sobre o desperdício durante uma semana nas suas casas.

20161101_083706.jpg


20161027_103515.jpg

 No dia 4 de novembro foi realizado o júri- simulado sobre o tema transgênicos. A sala foi dividida em dois grupos, os mesmo que já tinham sido separados, um contra e o outro a favor da utilização de alimentos transgênicos. Um aluno de cada grupo foi escolhido como promotor e também um aluno foi escolhido como juiz, a escolha dos alunos foi feita aleatoriamente. De início foi um aluno de cada grupo defender a posição de ser contra e outro aluno a favor, com isso poderiam começar a discutir sobre o tema e tentar convencer o juiz (aluno) qual foi o grupo que mais o convenceu em relação a argumentos. Faltando 10 minutos para acabar a aula, os promotores deram suas opiniões, e logo depois foi o juiz, sendo que a posição dele foi imparcial pois não há argumentos suficientes para falar concretamente se transgênicos são bons ou ruins.  
     A prática teve como objetivo despertar senso crítico nos alunos e o desenvolvimento de conhecimentos sobre o tema transgênicos. Esse objetivo foi alcançado, havendo grande interesse pelo tema por parte dos alunos.



20161111_092712.jpg






20161111_092737.jpg

No dia 9 de novembro os alunos entregaram a pesquisa sobre desperdício havendo uma discussão em relação ao tema. Nesse dia também foi aplicado um questionário para os alunos sobre os assuntos trabalhados nas aulas anteriores com objetivo de avaliar a assimilação de conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.
P_20161116_103737.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário