Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sábado, 10 de dezembro de 2016

Alimentação - 9º ano Salatiel !!

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire.


Tema 2 - Alimentação - desperdícios, transgênicos, pirâmide alimentar, nutriente.

As aulas sobre Alimentação foram realizadas entre os dias 1º de novembro a 29 de novembro de 2016 com os alunos do 9º ano da Escola Estadual Salatiel de Almeida.

1- Alimentos Convencionais, Orgânicos e Transgênicos
Os alunos foram divididos em equipes e orientados a elaborar cartazes explicativos sobre um dos três temas: Alimentos Convencionais, Alimentos Orgânicos e Alimentos Transgênicos.Cada equipe ficou responsável pela elaboração de um cartaz, baseando-se em textos e informações disponíveis para consulta. Os pibidianos também eram integrantes das equipes, para monitorá-las e orientá-las quanto a produção do cartaz. Depois das dúvidas esclarecidas e dos cartazes prontos, cada equipe se apresentou e apresentou seu cartaz para os demais alunos, definindo os conceitos, as vantagens e as, desvantagens quanto a produção e o consumo de determinado alimento.

Os discentes demonstraram-se entusiasmados e envolvidos com tema, com questionamentos e discussões!


Figura 1. Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Salatiel de Almeida apresentando seus cartazes em aula do Pibid. Muzambinho, 2016.


Figura 2. Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Salatiel de Almeida apresentando seus cartazes em aula do Pibid. Muzambinho, 2016.

2- Debate sobre Transgênicos!
No dia dez de novembro aconteceu a segunda aula sobre alimentação. Foram exibidos pequenos vídeos contra e a favor do consumo e da produção de alimentos transgênicos. Os alunos, depois de assistirem aos vídeos, foram separados em duas equipes adversárias, uma a favor e a outra contra a utilização e produção de alimentos transgênicos em um debate. Em outra turma foi realizado um júri, no qual os alunos também deveriam se posicionar contra ou a favor do consumo e da produção, elencando os principais benefícios e malefícios.


Figura 3. Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Salatiel de Almeida levantando seus pontos de vista a favor ou contrários ao consumo de alimentos transgênicos.

Figura 3. Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Salatiel de Almeida levantando seus pontos de vista a favor ou contrários ao consumo de alimentos transgênicos.
3- Pirâmide alimentar!

No último 29, aconteceu a aula sobre Pirâmide Alimentar, a última do ano.

Foi abordado sobre a importância de uma alimentação saudável, quais tipos de alimentos compõem a pirâmide e onde estão situados. Ao  decorrer da aula, os alunos montaram a pirâmide alimentar de acordo com as explicações. Ao final, foi feito um jogo de fixação do conteúdo apresentado, chamado “o que eu sou”, em que os estudantes tiveram coladas em suas costas – para que não pudessem ver – imagens de alimentos. E ao caminhar pela sala de aula, fariam diversas perguntas quanto aos vegetais, sua função, utilização e principal composição,  nível que ocupa na pirâmide alimentar – até descobrir qual alimento se tratava. Um sucesso!






PIBIDIANOS:
Bruno Henrique da Silva
Clécia de Paula Alves
Elaine da Silva Lima
Lucas Lellis da Silva
Melina Karla Arantes
Renata Maria Martins Armelin

SUPERVISORA:
Profª Karina Nassar dos Santos

Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário