Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Aulas sobre Botânica 



2° anos E. E. Professor Salatiel de Almeida
Supervisora: Leda Silva
Bolsistas: Amanda Santini, Ana Paula Figueiredo, Elisa Rocha, Tiago Santos, Liliane Lima, Luís Augusto Figueiredo e Mirella Silva. 


    As plantas fazem parte de um dos grandes reinos estudados nas escolas, o Reino Plantae. Esses organismos têm importância fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, assim como a manutenção de todas as formas de vida na Terra.

Capa da primeira aula de botânica.

    As aulas de botânica começaram com uma introdução sobre o surgimento desses seres no planeta, assim como a divisão do Reino Plantae, mostrando a evolução desses organismos e a importância ecológica dos mesmos.
   Além disso, o grupo abordou a parte de anatomia e fisiologia vegetal, falando sobre os componentes celulares de uma célula vegetal, explicando a fotossíntese e sua importância para as plantas e aplicando um experimento sobre germinação com os alunos. 

Explicação sobre a evolução dos grupos de plantas.

   Para o experimento os bolsistas levaram copinhos de café reutilizados, fibra de coco como substrato, sementes de alface e água. 
   Então, os pibidianos distribuíram um copo com o substrato para cada aluno e três sementes de alface para serem plantadas por eles. Os alunos levaram o experimento para casa e observaram a germinação da semente de alface. Na aula seguinte, eles levaram as sementes já germinadas para que pudéssemos falar sobre a germinação das plantas e prosseguir com o conteúdo programado. 

Experimento de germinação de sementes de alface.

   Na segunda aula, após explicação sobre a germinação das plantas, foi proposto aos alunos um trabalho em grupo dentro de sala de aula. Cada turma foi dividida em quatro grupos, e cada grupo deveria falar sobre um dos grandes grupos vegetais: briófitas, monilófitas, gimnospermas e angiospermas. Cada grupo recebeu um material de apoio para consulta em sala de aula. Os alunos tiveram 20 minutos para montar suas apresentações e 5 minutos para apresentar seus temas aos demais estudantes da sala. Eles deveriam também entregar um resumo sobre os temas aos pibidianos. Ao final de cada apresentação, os pibidianos fizeram intervenções para explicar conceitos que não ficaram totalmente claros aos alunos.

Auxílio dos bolsistas na montagem das apresentações dos trabalhos.

Apresentação do trabalho proposto em sala de aula.

    Na terceira aula do tema botânica, os bolsistas abordaram o tema de morfologia vegetal. Nessa aula foram explicadas as partes de uma planta, desde a raíz, caule, folha, flor e fruto. Além disso, os pibidianos levaram vegetais para conseguirem explicar as partes das plantas e suas classificações.

Aula sobre morfologia vegetal.

    Na última aula sobre plantas, foi aplicado um simulado com questões relativa aos temas abordados em aula. As questões estavam relacionadas a tudo o que foi trabalhado e falado em sala de aula. O simulado era composto de 27 questões objetivas. 
    Após a aplicação da prova, os pibidianos corrigiram e explicaram todas as questões aos alunos, sanando as dúvidas que surgiram. 

Aplicação do simulado sobre botânica.

    Durante as aulas de botânica, percebemos um grande interesse dos alunos em relação aos temas abordados. Alguns deles mostraram bastante domínio sobre os temas, muitos lembravam dos estudos de séries passadas e incrementavam as aulas com seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário