Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Morfologia e Sistemática Vegetal

Aulas sobre o tema: Morfologia e Sistemática Vegetal
3º anos - E.E. Prof Salatiel de Almeida
Supervisora: Leda Silva.
Bolsistas: Adriana Morais, Amanda Honório, Camila Souza, Daniel Phelipe, Laís Barbosa e Nádia Bento.


Após reuniões do grupo para planejar as aulas sobre o primeiro tema a ser abordado no 2º semestre de 2016, foram montadas 3 aulas sobre morfologia e sistemática vegetal.
No dia 14 de setembro, com uma aula teórica, foram introduzidos conceitos básicos sobre a Morfologia e Sistemática Vegetal. Sobre o conteúdo de morfologia vegetal foi abordadas as funções dos órgãos vegetais, definições e exemplos de raiz, caule, folha, flor e fruto, sempre relacionando com o meio ambiente para que o aluno sempre tivesse esta interdisciplinaridade dos conteúdos dados pelo PIBID.
Na parte de sistemática, foram abordados aspectos evolutivos dos principais grupos de vegetais e suas principais características.
Esta aula teórica serviu como subsídio para as aulas posteriores que envolvem prática e dinâmica para fixação de conteúdo.
32141d5f-5056-479f-b063-083392063d59.jpg
No dia 28 de setembro, realizou-se uma aula prática no Jardim  de Muzambinho, da qual os alunos deveriam observar as partes das plantas que ali se encontravam e  posteriormente deveriam fazer um desenho esquemático sobre as principais estruturas que podem ser encontradas nas plantas (raiz, caule, folha, fruto e flor), após o desenho, foi pedido que fizessem um relatório e entregassem junto com o desenho solicitado.
13f29881-51f3-4cee-a12f-a800888fea16.jpg
No dia 19 de outubro, foi realizado pelos pibidianos uma aula totalmente diferente do padrão, sendo uma dinâmica. Foi aplicado um jogo aperfeiçoado de Batalha Naval para Batalha Biológica abordando o tema trabalhado nas aulas anteriores “Morfologia e Sistemática Vegetal”. Além da dinâmica, foi entregue pelos alunos o desenho esquemático e o relatório solicitado na aula anterior.
4c560a64-236d-489c-a2ac-ff1b0789c5bf.jpg
add8adfe-845e-462f-979b-b6a0509aa3f5.jpg
Conclusões: Nós Pibidianos consideramos essas aulas muito importantes para o nosso crescimento enquanto docentes das disciplinas de Ciências e Biologia, bem como foi de grande importância também passar o nosso conhecimento para os alunos do Terceiro Colegial da Escola Salatiel de Almeida assimilando conceitos de Morfologia e Fisiologia Vegetal e Meio Ambiente, podemos ver que o conhecimento se passado de forma correta e interdisciplinar gera cidadãos críticos perante a problemática de desastres ambientais e a poluição que crescem em proporções geométricas aumentando o aquecimento global.



Nenhum comentário:

Postar um comentário