Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Primeira Aula Cesário Coimbra

"Escola Estadual Cesário Coimbra"
Supervisora: Izabel Assis
Bolsistas: Akiiany Anderson, Flávia Galera, Larissa Batista, Larissa Ferreira, Mônica Beraldo, Samuel Dias.


No dia 08 de Setembro de 2016 iniciamos o segundo semestre das atividades do PIBID na Escola Estadual Cesário Coimbra com alunos do 9º ano do ensino fundamental, onde o primeiro tema a ser trabalhado será botânica. 

Imagem 1: Alunos dos 9ºs anos em visita a praça Pedro de Alcântara Magalhães.

Iniciamos as atividades com a apresentação dos bolsistas do PIBID para a sala e logo depois com o assunto botânica, explicando inicialmente o significado da palavra botânica. Em seguida a sala foi dividida em seis grupos dos quais cada grupo ficará responsável por uma determinada parte da planta, exemplo: grupo 1 (raízes); grupo 2(caules); grupo 3 (folhas); grupo 4 (flores); grupo 5 (frutos) e grupo 6 (sementes).

Imagem 2: exemplar de fruto carnoso encontrado a praça.

Imagem 3: exemplar de fruto seco encontrado na praça.


Em seguida foi explicado a finalidade do trabalho, onde cada grupo terá a responsabilidade de apresentar de forma criativa seu tema, podendo optar pela apresentação em cartaz, com música, teatro e também levando exemplos para dentro da sala de aula para o restante da sala. Foi proposto que os alunos trouxessem alguns tópicos de acordo com o seu tema, como por exemplo a anatomia, formatos, alimentos, os que não são alimentos e funções. Ficou definido com os alunos que eles deverão apresentar os seus respectivos trabalhos na próxima aula do PIBID.

Imagem 4: exemplos de diferentes folhas.


Logo em seguida os alunos foram levados para uma praça em frente à escola, onde os professores explicaram algumas características de cada tema proposto e também algumas curiosidades.

Imagem 5: bolsistas explicam sobre as plantas para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário