PIBID

PIBID

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal

PIBID 2016 - Segundo Semestre


Grupo:  Leonardo Henrique, Melina Arantes, Clécia Alves, Elaine Lima, Bruno Henrique, Lucas Lellis e Renata Armelin.
Prof. (a) supervisora:  Karina N. dos Santos
Série:  9° ano do ensino fundamental           Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida



Aula 01 - Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal 
Data -  08/09/2016

Após as reuniões de planejamento, mais uma vez, estamos retomando as atividades do segundo semestre com o programa PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

De início, para permitir a interação entre os bolsistas e alunos na primeira aula do programa e quebrar aquele gelo inicial com as turmas de timidez e vergonha, foi feita uma dinâmica de apresentação, a qual possibilitou conhecer os novatos no projeto. Mediante a mesma também foi explicado o que seria o PIBID, e ressaltado a sua importância nas escolas públicas.

Dinâmica do Conhecimento

Essa dinâmica consiste em uma apresentação oral de todos os presentes na sala. Perguntas devem ser feitas oralmente a todos os alunos, e ao final ou início o mediador deve se apresentar aos mesmos.


Foram feitas perguntas como:

·         Seu nome?
·         Idade?
·         De onde é?
·         Que disciplina mais gosta?
·         Qual a profissão que pretende seguir?
·         Já participou desse projeto?
·         De que forma aprende melhor o conteúdo na escola?

Iniciamos com nossos alunos a primeira temática de trabalho - “Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal”. Nessa aula buscamos introduzir alguns dos aspectos gerais que envolvem o tema, visando assim, a abertura da visão dos discentes para estudo.




Conteúdo Programático da Aula
  • Dinâmica;
  • Introdução: A importância das plantas
  • Definições: Botânica, Anatomia e Sistemática Vegetal;
  • Os grupos existentes de plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas;
  • Quais as partes constituintes de uma planta?
  • Aspectos Gerais: Raiz, Caule, Folhas, Flores, Frutos e Sementes
  • Desmistificando alguns conceitos: O verdadeiro pulmão do mundo, a planta também é um ser vivo;
  • Síntese e recapitulação.

O conteúdo foi passado em uma aula expositiva e dialogada, com a utilização de recursos de multimídia. Ao explicarmos as partes constituintes de uma planta, buscamos contextualizar de uma maneira clara o assunto, sendo assim, para a explicação utilizamos algo no concreto.Então, logo após questionar os alunos sobre as partes da planta, com um pé de tomate (tomateiro) foi mostrado esse contexto.




Os alunos demonstram muito interesse no assunto e algumas dúvidas até surgiram no decorrer das aulas.Contudo, ao final de todas as aulas buscamos elaborar junto aos alunos uma síntese do conteúdo aprendido. 

Estamos diante de uma nova jornada na formação inicial e que esta nos possibilite adquirir novas experiencias.
Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva 
                                                                      Fotos:Elaine Lima