PIBID

PIBID

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Avaliando trabalhos de Climogramas do Brasil

PIBID 2016 - Primeiro Semestre


Grupo:  Leonardo Henrique, Larissa Batista, Dayse Carvalho, Mônica de Luna, Larissa Ferreira e Flavia Galera
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Séries:  3° ano do ensino médio                   Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida


Apresentações

Aula 06 - Avaliação de  trabalhos - Climogramas do Brasil
Dia: 01/06/16, 03/06/16 e 02/06/16

Mais uma vez ocorreram com as turmas do 3°ano (Ensino Médio) várias apresentações de trabalhos, no entanto, agora as mesmas foram com relação ao estudo da temática de climas do Brasil, e dessa vez fomos convidados por nossa supervisora, para ajudar a avaliar os trabalhos na sua disciplina de geografia.

Logo após os estudos dos climas brasileiros a docente pediu aos alunos que fosse feito um trabalho. Os alunos obtiveram um mês para o desenvolvimento do trabalho e receberam algumas orientações da docente. Diante disso, em todas as turmas foi feita uma divisão de seis grupos, e os temas foram relacionados aos tipos climáticos do Brasil (Conferir na imagem abaixo):



Como exigência a professora a professora solicitou que os alunos apresentassem um climograma, e o material para a apresentação deveria ser feito em slides, banner, papel pardo ou papel cartão. 



O que é um climograma?


Segundo o portal info escola o climograma vem a ser uma ferramenta clássica de representação de um clima, que permite uma eficiente compreensão do perfil climático de determinada região. Por meio deste se representa graficamente todas as variações de precipitação e temperatura, durante um período de tempo (Geralmente se estabelece um período de um ano).

Usualmente a temperatura é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras, que descreve as precipitações obtidas ao longo do período estudado.

O estudo do climograma é feito sempre se comparando a taxa de precipitação e a temperatura.

Figura: Modelo de climograma. 
Disponível em: <http://blog.planilhasexcel.com/2012/05/climograma-modelo grafico.html>.  

Cada equipe obteve 15 minutos de exposição, e ao final da mesma os bolsistas fizeram algumas colocações sobre a apresentação feita.

É muito importante que os alunos apresentem trabalhos assim em sala de aula, isso possibilita a construção do conhecimento, visto que o aluno vai ao encontro do saber para o estudo do trabalho e depois compartilha o mesmo ao expor aos colegas.

Para o bolsista isso também é fundamental. A vivência das experiências da profissão no âmbito escolar só vem a contribuir para a formação docente.

Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva


Referência Bibliográfica:


FARIA, Caroline. Climograma. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/climograma/>. Acessado em: 07 de jul. de 2016.