Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 31 de maio de 2016

Debate sobre a situação do lixo em Muzambinho

  Grupo: Dayse Carvalho, Flávia Galera, Larissa Batista e Leonardo Henrique.     

Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida     


          No dia 31 de Março, as quatro turmas dos 3ºs anos do Ensino Médio trabalharam um pouco sobre como Muzambinho e suas autoridades competentes estão lidando com a situação do lixão da cidade. 
            No início da aula relembramos alguns conceitos trabalhados em aulas anteriores, como o que é um aterro sanitário e o que o diferencia de um aterro controlado, os tipos de lixo que produzimos e também um pouco sobre compostagem do lixo orgânico. 


Imagem 1: Como funciona um aterro controlado. Disponível em <<http://rnews.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-aterro-lixao-e-aterro-controlado.html>>


          Posteriormente foram passadas duas reportagens para os alunos sobre a temática "A situação do lixo em Muzambinho". A primeira delas tem como título: "Apesar de proibição, catadores de recicláveis trabalham em lixão de Muzambinho", feita pela EPTV e disponível no Portal G1 no link http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/v/apesar-de-proibicao-catadores-de-reciclaveis-trabalham-em-lixao-de-muzambinho/2630265/, fala sobre a situação dos catadores de lixo na cidade, de suas condições de trabalho e também de uma Cooperativa de Catadores que lhes foi prometida porém ainda não foi criada efetivamente. 


Imagem 2: "Apesar de proibição, catadores de recicláveis trabalham em lixão de Muzambinho" 12 de Junho de 2013, EPTV. Disponível em: <<http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/v/apesar-de-proibicao-catadores-de-reciclaveis-trabalham-em-lixao-de-muzambinho/2630265/>>

          A segunda reportagem, intitulada "População reclama de aterro controlado de Muzambinho, MG" também feita pela EPTV e disponível no link http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/01/populacao-reclama-de-aterro-controlado-de-muzambinho-mg.html, fala sobre a indignação da população com relação ao lixão da cidade, que já deveria estar extinto para se adequar a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que diz "Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.". 

Imagem 3: "População reclama de aterro controlado de Muzambinho, MG" 26 de Janeiro de 2016, EPTV. Disponível em: <<http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/01/populacao-reclama-de-aterro-controlado-de-muzambinho-mg.html>>

          Em seguida, iniciamos o debate perguntando aos alunos o que eles fariam para mudar as situações vistas nas reportagens, como ajudar os catadores e, ao mesmo tempo, acabar com o lixão. Muitas questões foram levantadas e discutidas, algumas delas foram: alternativas de fonte de renda para os catadores: seria uma Cooperativa a melhor solução?; Como a população pode ajudar a resolver esses problemas?; Quanto tempo seria necessário para a implementação de um aterro?
          Os alunos se mostraram muito curiosos e interessados sobre o tema, principalmente porque é uma situação que está ocorrendo muito próxima a nossa realidade e, como cidadãos, temos que zelar pelo bem estar da cidade em que vivemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário