PIBID

PIBID

sexta-feira, 20 de maio de 2016

A questão energética brasileira - Parte 1

PIBID 2016 - Primeiro Semestre


Grupo:  Leonardo Henrique, Larissa Batista, Flavia Galera e Dayse Carvalho
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Séries:  3° ano do ensino médio                   Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida   

Teoria | Prática

Aula 5 -  A questão energética brasileira - Parte 1
Dia - 13/05/2016   

Para retomar as ações do PIBID com turmas do 3º ano do Ensino Médio, na E.E.P.S.A., na última sexta, 13 de maio, foi iniciada uma nova temática de trabalho “a questão energética brasileira”, a qual visa salientar os avanços da energia elétrica do nosso país.




A metodologia de trabalho deste grupo, evidenciou em explorar uma aula introdutória na qual envolvesse teoria e a prática. O conteúdo teórico foi ministrado em uma aula expositiva e dialogada, com a utilização e apoio de recursos de multimídia, já o contexto prático foi mediado frente a construção de mapas mentais| mapas conceituais com os discentes. 

Conteúdo Programático da Aula

  • Introdução;
  • Questionamento - Será que toda a população tem acesso à energia?
  • Dados estatísticos mundiais do acesso ao recurso energético;
  • Os problemas causados pela falta de energia;
  • Programa luz para todos: Os Problemas e as metas para atingir;
  • Frente as mudanças globais e aos avanços tecnológicos: Tecnologia e os novos meios de energia explorados pelo homem;
  • Prática Pedagógica -  Mapas Mentais | Mapas Conceituais: Explicação, exemplificação e elaboração.


Prática Pedagógica -  Mapas Mentais | Mapas Conceituais

O que é um Mapa Mental?

Um mapa mental ou Mind Maps (em Inglês)  é um tipo de diagrama sistematizado, que se elabora para representar ideias, tarefas ou outros conceitos, que se encontram interligados a uma palavra-chave ou uma ideia central, na qual as informações relacionadas em si são irradiadas.

 Este modelo foi criado pelo inglês Tony Buzan, e vem sendo uma excelente ferramenta que auxilia na compreensão e solução de problemas, na organização e conexão das informações, memorização e aprendizado.

A metodologia é amplamente reconhecida como um método eficaz, visto que melhora a memória e a compreensão dos assuntos, através da representação visual das informações.

Metodologia de trabalho: Logo após o contexto teórico, foi proposto a elaboração de mapas mentais | conceituais, correlacionados com a temática estudada. A proposta pedagógica foi explicada e exemplificada a classe. Posteriormente as turmas foram divididas em seis grupos para a execução da atividade, e os discentes receberam para a confecção: papel pardo, lápis de cor, réguas, tesouras, revistas para recorte, cola e canetão (azul, vermelho e preto). Os assuntos que englobavam a tema foram escolhidos pelos próprios discentes, para a construção do mapa, no entanto, houve a mediação dos bolsistas e da supervisora para ajudar os mesmos na atividade e nas escolhas.Após a finalização deste, todos os alunos deveram realizar uma apresentação na próxima aula.

Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva 







Referências bibliográficas:

ABRIL.1,5 bilhão de pessoas vive sem energia elétrica no mundo. Disponível em:  <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/1-5-bilhao-de-pessoas-vive-sem-energia-eletrica-no-mundo>. Acessado em: 12 de maio de 2016.

EXAMTIME. O que é um Mapa Mental? Disponível em:  <https://www.examtime.com/pt/mapas-mentais/ >. Acessado em: 12 de maio de 2016.

ÓTIMO MESMO. Mapa mental. Disponível em:  < http://www.otimomesmo.com.br/mapa-mental/>. Acessado em: 12 de maio de 2016.