PIBID

PIBID

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Avaliação Diagnóstica sobre Meio Ambiente


PIBID 2016 - Primeiro Semestre


Grupo: Ana Lívia Dias, Bruna Araújo, Clécia Alves, Elaine Lima, Isabela Dallefi e Júlia Ribeiro
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Cidade: Muzambinho/MG
Séries: 6°e 8° ano - Ensino Fundamental                     

Aula 1 -  Avaliação diagnóstica sobre Meio Ambiente


Na última quinta feira, dia 18 de fevereiro de 2016, ocorreu a atividade inaugural do nosso grupo do PIBID, referente ao primeiro semestre de 2016. A atividade aconteceu na  Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, na cidade de Muzambinho/MG, na qual nosso grupo atenderá neste ano, cinco turmas de ensino fundamental, sendo três turmas de 6° ano e duas turmas de 8° ano.



Neste primeiro contato com a turma, houve a apresentação do grupo, do programa PIBID e seu objetivo, assim como do projeto (“Meio Ambiente”). Também apresentamos uma prévia do cronograma referente ao primeiro semestre, o qual será distribuído em quatro temas, cada tema divido em quatro aulas, sendo duas aulas teóricas, uma aula prática e uma avaliativa. Logo em seguida, propusemos uma atividade que tinha como objetivo conhecer cada um dos alunos e os seus conhecimentos prévios sobre o tema do projeto.



Então, procedemos da seguinte forma, pedimos que os alunos, um a um, se apresentassem e logo após o nome, dissessem uma palavra que, segundo eles, estivesse relacionada à meio ambiente. Cada palavra dita era anotada na lousa. Após a apresentação e  manifestação de todos os alunos solicitamos que eles, utilizando os conhecimentos prévios e as palavras anotadas na lousa como forma de apoio e reflexão, produzissem, preferencialmente, um texto. Para a redação não houve predeterminação de linhas, podendo ainda, se preferissem, optar por redigir um poesia, música e/ou, em último caso, desenho. Isso foi feito pois a intenção era que todos contribuíssem e demonstrassem seu conhecimento sobre o contexto do projeto. Ainda, como forma de boas vindas e estímulo, oferecemos uma premiação surpresa ao aluno que produzisse o melhor trabalho (ortografia, pontuação e contextualização), sendo eleito dois campeões, um por série (um do 6° ano e um do 8° ano), de forma que ao final pudéssemos fazer uma sondagem.


Por fim, através da análise diagnóstica do material produzido durante a atividade, notamos que há algum conhecimento prévio, que no decorrer das atividades poderão ser amadurecidos e ampliados. Observamos também, que o alunos se empenharam para atingir o objetivo proposto. Enfim, os discentes foram muito receptivos, mostraram-se muito disciplinados,  interessados e curiosos sobre o tema, o que nos deixou muito felizes e ainda mais motivados em seguir ensinando e aprendendo.