Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015


Agricultura Convencional x Conservacionista


Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

Bolsistas: José, Bruno, Bruna e Júlia.
Supervisora: Leda Maria
     
     No dia 28 de Setembro de 2015, realizamos com os alunos uma aula expositiva dialogada cujo tema foi Agricultura Convencional x Conservacionista.
Procuramos passar para a turma as características principais de cada tipo de Agricultura, apontando também os pontos positivos e negativos de cada uma.
Mostramos inicialmente como se encontra a Agricultura Atual do Brasil, sendo ele um dos maiores produtores de alimentos do mundo, dando destaque aos principais alimentos comercializados.
Foi falado sobre a história da Agricultura Convencional, sobre o suporte que recebe dos os fertilizantes químicos, assim como sua visão mais voltada para a produção.  Entre seus objetivos, dentre muitos negativos também destacamos que a agricultura convencional visa aumentar a disponibilidade de alimentos, diminuindo assim a fome mundial.
Ao falarmos sobre a Agricultura Conservacionista, destacamos: a sua baixa dependência de insumos fora da propriedade e do complexo do agronegócio, seu comprometimento com a conservação dos recursos naturais á longo prazo assim como a importância da cooperação entre os agricultores para a prática da agricultura conservacionista.
Ao final da abordagem sobre os dois tipos de agricultura, inserimos uma questão para a turma: “Qual é a melhor maneira de se aumentar a produtividade de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de terra, água e energia necessária?”.
Assim, realizamos um debate onde os alunos participaram dando sua opinião, propondo alternativas e tirando dúvidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário