Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Alunos em intercâmbio do curso de Ciências Biológicas publicam seus trabalhos do PIBID na Jornada Regional de Agroecología en el Área Maya da Faculdad Autónoma de Yucatán, México


Este ano foi considerado pela ONU o ano mundial do solo. O grupo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de ciências biológicas do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, desenvolveu no primeiro semestre de 2015 diversos projetos nas escolas de educação básica nesta temática. Em consideração a esta comemoração, coincidentemente, a Jornada de Agroecologia en el Área Maya trouxe como principal tema água e solos. Assim, os alunos Héder Falconi Corrêa e Miller Melo Sanches, ex-bolsitas do programa e que estão atualmente em intercâmbio, tiveram a grande oportunidade de divulgar os trabalhos internacionalmente. O evento foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de Novembro de 2015 na Universidad Autónoma de Yucatán, edifício central, na cidade de Mérida, México.

Apresentou-se dois trabalhos em forma de pôster trazendo como título “EDUCACIÓN EN SUELO - LA INFLUENCIA DEL AGUA Y LA VEGETACIÓN EN LA EROSIÓN“ e “CONTRIBUCIÓN DEL MODELO DIDÁCTICO DE POLARIDAD DE SUELOS EN EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES DE SECUNDARIA”. Os projetos foram desenvolvidos na Escola Estadual Coronel José Martins e na Escola Estatual Professor Salatiel de Almeida, sob a orientação dos professores Jaqueline Carlos Funayama e Walbert Júnior Reis dos Santos. Os trabalhos abordavam métodos de aliar a educação em solos com a produção de materiais didáticos como recurso facilitador da relação ensino/aprendizagem, tornando assim, o aprendizado mais dinâmico e lúdico.

O evento buscava valorizar e compartilhar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a criação de trabalhos na área de solos, água e degradação ambiental. A Jornada Agroecológica contou com workshops, palestras, mesas-redondas e sessões temáticas, além de visitas técnicas ao Parque científico Crupy-Maní, Ruinas Maya de Uxmal e à escola U Yits Ka’na de agricultura ecológica. O evento foi de grande repercussão, com participação de investigadores da Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Alemanha, Espanha, Japão e Estados Unidos. Possibilitando assim, para os alunos brasileiros, a propagação de meios de ensino/aprendizagem utilizadas no Brasil, assim como dar visibilidade a trabalhos de grande importância desenvolvidos com o auxílio do PIBID.
Mais informações: http://yucatan.com.mx/merida/ciudadanos/celebraran-jornada-de-agroecologia-en-el-area-maya




Nenhum comentário:

Postar um comentário