PIBID

PIBID

domingo, 20 de setembro de 2015

Os Biomas Brasileiros I

PIBID 2015 - Segundo Semestre

Grupo: Adrieli Martins, Clécia Alves, Larissa Batista, Natália Goulart e Leonardo Henrique
Prof. (a) supervisora: Jaqueline Castelo Branco
Séries: 1°e 2° ano do ensino médio               Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida      

Teoria
Aula 1 -  Biomas Brasileiros - Parte 1
Dia - 02/09/2015 e 03/09/2015  

Retomando as atividades do segundo semestre na escola com o programa PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, iniciamos com nossos alunos a primeira temática de trabalho - “Biomas Brasileiros”. A partir de agora, a pedido da escola trabalharemos com duas turmas 1° ano e duas de 2° ano, e essa medida foi tomada para que o programa consiga atingir novas turmas na instituição.

Inicialmente com os alunos apresentamos os integrantes do grupo, que agora conta novos bolsistas efetivos e aplicamos a dinâmica do autoconhecimento, a qual buscou conhecer os novatos no projeto (alunos do 1° ano e bolsistas). Após a finalização da dinâmica foi explicado o que seria o programa PIBID, ressaltando a importância deste trabalho nas escolas públicas.

Dinâmica do autoconhecimento - Essa dinâmica consistia em uma apresentação oral de todos os presentes na sala. As perguntas foram oralmente descritas a todos os alunos, e os mesmos tiveram um tempo para interpreta-las e responderem.Foram feitas quatro perguntas:
  • Seu nome?
  • Idade?
  • Você já participou desse projeto?
  • O que você acha que é o PIBID?
Obs.: Essa dinâmica foi feita somente com as turmas do 1 ano

Ao iniciarmos a aula os discentes foram questionados sobre o assunto. Perguntas como: O que são biomas? Quais os biomas brasileiros? Foram feitas e com isso conseguimos diagnosticar que a grande maioria das turmas, obtinham pouco conhecimento sobre o assunto.

Conteúdo Programático da Aula
  • Introdução;
  • O que são biomas?;
  • Os 6 biomas existentes no Brasil: Amazônico, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas/Campos Sulinos, e Cerrado.(Apresentação da zona costeira e zona de transição);
  • Amazônico: Localização e abrangência, clima, solo, fauna, flora, fauna e flora endêmica, animais em extinção;
  • Pampas/Campos Sulinos: Localização e abrangência, clima, solo, fauna, flora, fauna e flora endêmica, animais em extinção;
  • Cerrado: Localização e abrangência, écotonos, clima, solo, fauna, flora, fauna e flora endêmica, animais em extinção.

O conteúdo foi passado em uma aula expositiva e dialogada, com a utilização de recursos de multimídia. A geografia dos biomas foi explorada com o uso de mapas, assim como as imagens de fauna e flora na aula.

Os alunos demonstram muito interesse no assunto e muitas dúvidas surgiram no decorrer da aula, as que possíveis foram respondidas e as outras ficaram para a próxima aula. Ao final de todas as aulas foi feita uma síntese do conteúdo, junto aos discentes.  









  Texto por: Grupo