Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Palestra: A luta contra a dengue

Aula 10/05/15

      Introduzindo temática “água e saúde” com os alunos do 2° ano do Ensino Médio na E.E.P.S.A, nosso grupo buscou e firmou juntamente com o departamento da vigilância epidemiológica do município de Muzambinho uma parceria. Nessa parceria foi concedida uma palestra sobre a luta contra dengue, a qual foi ministrada pelo agente Fabio. Sabemos que a dengue não é, e nunca foi um assunto meramente banal, pois se não tomadas as devidas medidas pode levar uma pessoa a morte.
Sabe-se que os casos de dengue aumentaram de forma alarmante nas regiões sul e suldeste de minas em 2015 e em todo Brasil ,e isso é extremamente preocupante. Segundo o agente da vigilância epidemiológica, os casos aumentaram consideravelmente devido à falta de investimentos da parte do governo perante a causa, porém ele também ressalta que independente disso todos nós como cidadãos conscientes devemos exercer a nossa parte, a fim de ajudar no combate da doença no país.
      O agente transmissor do vírus da dengue é um inseto , mais precisamente um mosquito e o vírus da mesma é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, o qual se propaga com qualquer tipo de depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. E para fisgar os alunos sobre a realidade do assunto o palestrante mostrou durante a palestras frascos com amostras de larvas do mosquito.Atualmente existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, e a doença pode evoluir para um quadro de dengue hemorrágica, que se caracteriza por sangramento e queda de pressão arterial, o que seriamente eleva o risco de morte.
     O ponto clímax da palestra foi descoberta de um novo tipo de dengue a “dengue zika”,cuja a transmissão do vírus pode ocorrer pelo aedes albopictus e outros tipos de aedes.
Ao final da palestra foram sanadas algumas dúvidas pertinentes, distribuídos alguns panfletos e colados cartazes da campanha na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário