Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Os problemas relacionados a água.

Aula 11/06/15 e 12/06/15
 
    Durante os dias 11 e 12 de Junho de 2015, foram realizadas as aulas sobre “Problemas relacionados à Água”, em cinco turmas de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.Durante as aulas, utilizamos data show e quadro branco. Os slides possuíam bastantes imagens, para os alunos terem uma melhor visão do assunto. A avaliação foi feita em forma de debate, o qual aconteceu durante a aula. Tínhamos como objetivo, explicar os principais tipos de poluição da água e suas consequências para o meio ambiente e para a saúde humana. Iniciamos a aula apresentando os principais tipos de água.
     Após definirmos água poluída, enfatizamos os principais poluentes da água, dentre eles, o esgoto doméstico, agrotóxicos, resíduos sólidos, chorume, lixo nuclear, metais pesados, petróleo, chuva ácida. Falamos das consequências que a poluição da água acarreta para o meio ambiente e para seres humanos, principalmente alterações no sistema reprodutivo e na quantidade de hormônios dos animais, e relacionamos com doenças causadas pela poluição da água. E assim, explicamos o funcionamento e a importância do tratamento de esgoto, sabendo que esta medida diminui as consequências nestes seres vivos, causados pela poluição da água. Apresentamos alguns gráficos que mostrava o percentual de municípios que possuem a coleta de esgoto e fazem o seu tratamento.

 

    Levamos algumas reportagens de jornais sobre a poluição da água, relacionadas ao alto número de mortes causada pela água poluída. Em seguida, apresentamos um gráfico que demonstrava o acesso da população a água potável no mundo. Para curiosidade, mostramos os cinco rios mais poluídos do mundo, apresentando suas principais características. Para finalizar o conteúdo, falamos da atual crise hídrica que estamos atravessando, e explicamos como chegou a situação da qual se encontra hoje, e o que podemos fazer para sair desta crise. Abrimos um debate sobre a crise, com a pergunta: A crise hídrica de agora é maior ou menor do que a crise de 2000?
    A maioria dos alunos responderam que atual crise hídrica (2010), foi maior que a crise de 2000. No entanto, alguns alunos disseram que em 2000 eram novos e não sabiam responder. Assim, explicamos para os alunos que a atual crise e a crise de 2000 foram semelhantes.
Pode-se concluir que os alunos tiveram interesse, pois tinham dúvidas em relação ao tema e questionavam durante a aula. E a partir do debate, podemos ver que os alunos desconheciam a grandeza da crise de 2000. Contudo, conseguimos alcançar nosso objetivo, e os alunos puderam ver a importância de se estudar os problemas relacionados à água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário