Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Importância do Solo e seus conceitos



A importância do Solo


Atividades realizadas dias 23/03/2015 e 06/04/2015- 8° anos da Escola estadual Professor Salatiel de Almeida

Neste tema foram trabalhadas as questões relacionadas com a importância dos solos e suas relações com água e, consequentemente, com a manutenção da vida.  Houve a apresentação do tema e de alguns conceitos através de aulas práticas e teóricas em slides com o auxílio de data show, abordando os vários tipos de solos existentes, o conceito da palavra “solo”, o principal tipo de solo no Brasil que são os latossolos , a inter-relação entre solo, vegetação e água (chuvas) e a definição de fenômenos naturais como erosão, lixiviação e assoreamento.

Prática pedagógica (dia 06/04/2015): os materiais utilizados nessa aula prática foram 3 garrafas PET cortadas horizontalmente, todas preenchidas com o mesmo tipo de solo; alpiste e folhas secas. Na primeira garrafa foi colocado o solo nu, na segunda o solo com serapilheira (folhas secas) e na terceira foi plantado alpiste no solo (camada de vegetação). O objetivo principal foi analisar o efeito e a importância da vegetação na filtração e absorção de agua pelo solo e como isso pode evitar a lixiviação e o assoreamento dos rios , pois um solo com camada vegetativa filtra bem melhor a água das chuvas e segura mais os nutrientes.

Os resultados foram muito animadores , levando em conta o fato da prática pedagógica ter sido realizada no pátio da escola o que permitiu maior interação das crianças e gerou bastante debate entre os mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário