Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Encerramento do Semestre na Escola Estadual Coronel José Martins


     No encerramento das atividades do PIBID do 1° semestre do ano de 2015, cada sala de 9° ano foi dividida em três grupos, com aproximadamente 7 alunos em cada. Os 6 temas estudados (“Água e Saúde”, “A Importância da Água”, “Bom uso da Água”, “A Importância do Solo”, “Água e Energia” e “Poluição da Água”) foram sorteados entre os grupos e a maneira como cada grupo apresentaria os temas ficou a critério dos próprios alunos. As ideias e a elaboração dos trabalhos foram auxiliadas pelos pibidianos, onde cada um ficou responsável por um grupo.







    O grupo responsável pelo tema "Água e Saúde" produziu uma maquete e vários cartazes informativos sobre como evitar a Dengue, um dos tópicos abordados em aula. O grupo também mostrou o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e como ele pode ser interrompido com ações simples como, por exemplo, não deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.




     O tema "A Importância da Água" foi representado com a confecção de um exemplar de uma calha pet pelos alunos. O projeto consistia em construir uma calha reaproveitando garrafas plásticas feita com o objetivo de armazenar a água e utiliza-la para atividades secundários, como por exemplo regar plantas ou até mesmo limpeza de carros e também de espaços externos de residências.


     Uma maquete de uma estação de tratamento de esgoto foi o projeto escolhido pelo grupo "Poluição da Água" a fim de frisar a importância de cada etapa do processo para que, no final, a água tratada possa voltar em boas condições para o ambiente natural.


       Diversos cartazes foram feitos pelos alunos para mostrar estratégias para o "Bom Uso da Água", alguns contendo poemas, outros com figuras e avisos descrevendo as proporções discrepantes de água salgada/potável existentes no planeta e a relevância de se conservar a mesma. 
       Uma maquete foi também produzida pelo grupo "Água e Energia" para explicar como a água é utilizada nas usinas, principalmente em nosso país, que conta com inúmeros rios e lagos que fazem das hidrelétricas a principal fonte geradora de energia.  



       O grupo que ficou com o tema "A Importância do Solo" elaborou uma paródia contendo elementos como: a interação entre os seres vivos e a terra, erosão, assoreamento e os cuidados necessários para a correta utilização e manejo do solo.


        Após o encerramento do semestre pudemos perceber que os alunos compreenderam e assimilaram muito bem o conteúdo sobre "Meio Ambiente" apresentado a eles, o que pode ser comprovado pela dedicação demonstrada e pela qualidade dos trabalhos exibidos. 



Texto por Flávia Galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário