Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reaproveitamento de Água

   Durante os dias 17 e 18 de Junho de 2015, foram realizadas as aulas sobre o tema “Reaproveitamento de água”, em cinco turmas de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. Durante as aulas, utilizamos data show e quadro branco. Os slides possuíam bastantes imagens, para os alunos terem uma melhor visão do assunto. Nestas aulas tratamos medidas de como fazer o reaproveitamento da água e os principais métodos de economia. Relatamos sua importância e como ela é indispensável a vida. Discutimos e relembramos os 3 “ERRES” reduzir, reciclar e reutilizar, expressão muito usada durante os primeiros anos de ensino nas escolas.Mostramos vários métodos diferentes para realizar o reuso da água, como: água do banho familiar para o vaso sanitário, o que gera 30 por cento de economia; aproveitamento da água de lavar roupas para lavar ao redor da casa entre outros; captação da água da chuva com e sem a calha pet, que também é construída com material reciclado e o sistema de tratamento de água para reuso em lavagens de veículos.
     Passamos dicas de economia e de como e com que gastamos mais água. Antes de passar as dicas perguntávamos aos alunos o que era preciso para que a população conseguisse aumentar a economia. Eles respondiam e davam exemplos do que seria o correto a fazer como: não lavar a calçada com a mangueira e lavar somente quando necessário, lembrando que a chuva já limpa a causada, fazer a lavagem do carro a seco, utilizando apenas uma cera própria. Uns dos alunos disse que ao voltar da aula em um dia de chuva viu uma senhora lavando a calçada com a mangueira, mesmo chovendo e que se sentiu indignado com aquela situação.
    Pode-se concluir que os alunos tiveram interesse e muita participação na aula, pois tinham vários exemplos de situações que fizeram parte em relação ao desperdício e a economia que muitos já estavam tendo, inclusive alguns de seus professores. Durante o debate, podemos ver que os alunos conheciam muitas técnicas de como reutilizar a água, mas que poucos a realizavam. Contudo, conseguimos alcançar nosso objetivo, e os alunos puderam ver a importância de se estudar e levar a sério esse assunto. Principalmente no período de seca em nossa região, dissemos que é inevitável realizar esse tipo de controle.









Nenhum comentário:

Postar um comentário