Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Aula sobre estratégias para bom uso da Água - Escola Estadual Coronel José Martins

No dia 28 de maio de 2015, ministramos aulas nas turmas de 9° ano da Escola Estadual Coronel José Martins com o intuito de exemplificar estratégias para bom uso da água. Após um debate sobre meios de reduzir o consumo de água e também de como reaproveitá-la, fizemos duas práticas no pátio da escola, que consistia em revisar todo conteúdo já ministrado e também para descontrair os alunos.


  • Prática 1:  Pedir para os alunos fazerem duas fileiras, uma em frente a outra. Após isso, os alunos contariam uma história sobre água e solo, abordando a sua importância, poluição hídrica, relacionando água e saúde e estratégias para bom uso da água. Cada aluno contaria um pedaço da história. Quando algum aluno pronunciasse a palavra "água", eles teriam de pular para a esquerda e quando pronunciassem a palavra "terra" ou "solo", pulariam para a direita. O aluno que pulasse para o lado errado sairia da brincadeira. A brincadeira tinha como objetivo abordar de forma lúdica todo conteúdo ministrado durante o semestre.
  • Prática 2: Para descontrair os alunos, fizemos uma brincadeira de "morto - vivo". Quando os Pibidianos diziam: "Solo!", todos ficavam agachados. Quando diziam: "Água!", todos davam um pulinho e ficavam de pé. Quem não cumprisse as ordens era eliminado, até sobrar um só participante, que seria o vencedor.

    O grau de dificuldade da brincadeira varia conforme a velocidade em que os comandos são dados, lembrando que a sequência das ordens podem variar, por exemplo: “Água! Água! Água! Solo! Solo! Água!”. Isso irá confundir os alunos e exigirá ainda mais atenção dos participantes. Essa brincadeira é ótima para estimular concentração, atenção e coordenação motora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário